Constituição em Miúdos

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Parlamento Jovem de Pouso Alegre realiza 5º encontro com o jogo “Cidade em Jogo” para trabalhar o Poder Executivo, Planejamento e Orçamento


No dia 02 de abril foi realizado o quinto encontro do Parlamento Jovem de Pouso Alegre com o objetivo de Conhecer de forma prática o poder executivo, o planejamento das políticas públicas, os impactos das decisões nos índices de finanças, satisfação pública e infraestrutura das cidades. Como definir as metas e prioridades da cidade. Qual a estratégia utilizada para atingir os objetivos escolhidos pela gestão.
Os resultados foram positivos a “Cidade em Jogo” possibilitou aos estudantes estarem no lugar de Prefeito e perceber pelos índices do jogo o impacto das suas escolhas no futuro da cidade.  
No início foi escolhido pelos estudantes quem seria o Prefeito da cidade, os demais alunos foram divididos nas secretarias de Saúde; Cultura; Educação; Urbanismo e Transporte; Arrecadação e Saneamento e Gestão Ambiental.
O primeiro passo do jogo é decidir qual será a cidade administrada pelo Prefeito e seus Secretários, em seguida são votadas três prioridades da cidade e em cada rodada o prefeito tem que escolher três políticas públicas.
Os secretários decidiam e argumentavam qual programa deveria ser aplicado naquela secretaria. Os demais secretários também manifestavam a opinião e depois da fala dos estudantes eram verificados os prós e contra de cada medida adotada. Mas a decisão final é sempre do prefeito que justifica todas as suas escolhas.
Foi muito interessante perceber os índices de finanças do município, e os alunos puderam perceber a importância do planejamento e recursos disponíveis para aplicar ou não determinadas políticas públicas.
A relação com o Parlamento Jovem está no fato de quando elaborar uma proposta ter como norte, qual a instituição envolvida que irá desenvolver o projeto, quando vai entrar em vigor determinado programa, o valor para realização do projeto, entre outros fatores pertinentes para elaboração de uma política pública de qualidade que irá fazer a diferença na vida das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário