Constituição em Miúdos

terça-feira, 10 de abril de 2018

Encontro do Parlamento Jovem de Pouso Alegre discute o protagonismo da mulher na sociedade e mulheres que marcaram a história da humanidade


Nesta segunda-feira, dia 09 de abril, aconteceu mais um encontro do Parlamento Jovem de Pouso Alegre, com muita participação e envolvimento dos estudantes sobre o protagonismo das mulheres na sociedade, o seu reconhecimento e visibilidade.

A pergunta inicial foi para citarem nomes de pessoas que mudaram suas próprias histórias ou a história da humanidade, foram citados vários nomes como Albert Einstein, Charles Darwin, Adam Smith, Nelson Mandela, Platão, Louis Pasteur entre vários outros.

Em seguida foi questionado a falta de nomes femininos que mudaram suas próprias histórias e da humanidade. E levantada a reflexão sobre uma violência encontrada hoje na sociedade e praticada, que é a falta de reconhecimento das conquistas e obras realizadas pelas mulheres e a  falta de valorização e visibilidade pelas pessoas.

Em seguida foram apresentados nomes de várias mulheres que se destacaram na história e apresentadas as suas lutas e conquistas, como por exemplo: Chiquinha Gonzaga, Raquel de Queiroz, Malala Yousafzai, Anita Garibaldi, Zilda Arns, Joanna Maranhão, Marta Vieira, Cecília Meireles, Tarsila do Amaral, Maria da Penha entre outras.

Foi apresentada brevemente a história de cada uma dessas personalidades e em seguida foram realizados questionamentos sobre o se entende por violência contra a mulher? Quais são os fatores sociais, culturais, religiosos que propiciam a violência contra a mulher?

Também foram abordados frases usadas por várias pessoas sobre a tema´tica de violência contra a mulher e questionado se eram mitos e verdades e quais são as estatísticas e condições de cada fator envolvendo a violência. 

O próximo encontro do Parlamento Jovem será realizado no dia 16 de abril de 2018.














Nenhum comentário:

Postar um comentário